Carta Compromisso para com a ROM
Na Reserva Ornitológica de Mindelo ( ROM ) encontra-se um diversificado mosaico de habitats - cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas, atividades agrícolas tradicionais, afloramentos marinhos e um grande número de espécies de fauna e flora
Trata-se de uma área emblemática pelo seu pioneirismo na conservação da natureza em Portugal, com particular relevo para a avifauna: a Reserva Ornitológica do Mindelo foi a primeira reserva natural protegida de Portugal instituída.
A PPRLVC e ROM, criada como área protegida de âmbito regional nos termos do n.º 2 do artigo 15.º do Decreto -Lei n.º 142/2008, de 24 de julho, encontra-se integrada na Rede Nacional de Áreas Protegidas e na marca NATURAL.PT – uma iniciativa de promoção integrada do território, dos produtos e dos serviços existentes nas áreas protegidas, e na sua envolvente próxima, e que com elas partilhem valores e princípios de sustentabilidade e valorização da natureza e dos recursos endógenos. A classificação como Área Protegida visa possibilitar a adoção de medidas eficazes que permitam a manutenção e valorização da diversidade biológica e do caráter da paisagem e o atenuar de certas dissonâncias ambientais e estéticas.
Esta associação continuar a desenvolver a sua principal finalidade - defesa do ambiente, do património natural e construído, conservação da natureza e promoção da qualidade de vida na área da sua influência. É nossa vontade continuar a privilegiar o contacto direto, o diálogo e o esclarecimento de todos os agentes de ação direta e indireta da ROM com vista, em conjunto, podermos obter resultados mais positivos e construtivos para um futuro mais sustentável da ROM, incluída na PPRLVC.
MISSÃO
A AAMDA quer ser um elemento ativo na ligação entre os diferentes agentes, preservação, sensibilização e (in)formação ambiental, sempre com uma visão de alerta, ação e diálogo
VISÃO
-
Promover e valorizar a participação e o envolvimento da comunidade;
-
Contribuir para a conservação dos recursos fluviais da Paisagem Protegida e da ROM;
-
Contribuir para a preservação/aumento das espécies autóctones na Paisagem Protegida e na ROM;
-
Contribuir para a preservação da área dunar;
-
Conter a pressão urbanística da área;
-
Reforçara necessidade de combater situações ilegais que têm consequências nos habitats;
-
Promover o controlo de espécies invasoras;
-
Potencializar a ROM nas suas diferentes vertentes;
-
Participar e desenvolver atividades de sensibilização e educação ambiental.
OBJETIVOS