NOTÍCIAS
15 de Fevereiro
Faz hoje 30 anos que, por escritura pública realizada em 9 de Fevereiro de 1992, publicada em Diário da República de 15 de Fevereiro desse ano, foi criada a AAMDA.
Lembrar neste momento esses 12 Amigos de Mindelo que, nessa data, assinaram a escritura da sua constituição e integraram os primeiros corpos sociais será um acto de elementar justiça que ficará registada na história desta Freguesia.
Foram eles:
-Felícia Mónica Dobbert Pereira da Cruz -António Pires de Carvalho
-António Dias Sampaio -Armindo Gama da Costa
-António Augusto Brandão Martins Pereira -Joaquim António Pereira Cardoso
-Manuel Gonçalves Balazeiro -Carlos Manuel Branco Moreira Maia
-Abílio Marques Mota de Pinho -Fernanda Maria Ferraz Silva Figueiredo
-Fernando José Pinto Matos Dias -Marcelino Augusto Costa Soares
Para aqueles que já partiram deste mundo aqui fica a recordação da sua memória e uma eterna gratidão. Para os que permanecem entre nós uma saudação muito especial e o agradecimento pelo seu contributo para atividade desta Associação ao longo da sua existência.
Ao longo destas três décadas muitos foram os mindelenses, e não só, que animados por um propósito comum lutaram e lutam pela defesa do ambiente, do património natural e construído, a conservação da natureza e promoção da qualidade de vida da população, honrando os princípios consagrados nos estatutos.
Foi a ROM-Reserva Ornitológica de Mindelo que esteve na génese da criação da Associação e se hoje ela ainda existe muito se deve também à luta desenvolvida pela população de Mindelo no período de 1984/86, que através de abaixo-assinados dirigidos às autoridades oficiais contribuíram para impedir a aprovação de um projeto urbanístico de grandes dimensões que, a ser executado, teria levado à morte da Reserva. Ela foi e será sempre uma das nossas maiores preocupações, e só terá a ganhar com a participação de todos.
É verdade que ao longo destas três décadas a atividade da Associação nem sempre foi coroada dos melhores resultados. Passamos por momentos de desânimo provocado por falta de apoios que conduziu à desmobilização de muitos associados.
Mas conseguimos resistir a essa adversidade, fizemos a travessia do deserto e renascemos com redobrada vontade, recuperamos forças e hoje o saldo é bem melhor. Temos uma Associação mais dinâmica , prestigiada e reconhecida por muitas instituições não só internas mas também além fronteiras de Mindelo. Hoje temos um espaço sede que nos permite reunir, planear e desenvolver as atividades para que estamos mandatados e recuperamos o estatuto de ONGA -Organização Não Governamental do Ambiente , registada na APA-Agencia Portuguesa do Ambiente, sendo a única no concelho de Vila do Conde com este estatuto, mercê de uma boa organização e do trabalho produzido. Somo membros de pleno direito do Conselho Consultivo da APPRVC -Área de Paisagem Protegida Regional de Vila do Conde e ROM que nos permite ter uma voz ativa nesta matéria.
Um trabalho voluntário quantas vezes desconhecido e mal compreendido, mas que nunca fará esmorecer todos aqueles e aquelas que, que ao longo destes anos dedicam parte do seu tempo em prol do bem comum, quantas vezes com sacrifício do seu bem estar pessoal e da própria família.
Se quando esta associação foi constituída já era uma mais valia para Mindelo, a sua importância tem vindo a crescer e hoje é ainda maior num momento em que as alterações climáticas atingem proporções nunca antes imagináveis que nos atinge a todos e nos mobiliza para lhes dar luta.
Bem hajam todos os Amigos de Mindelo